Áreas de Estudo

Município de Brasilândia - MS

Reserva Cisalpina

Foto Panorâmica da Reserva, Fonte: CESP

A Reserva Cisalpina (S 21°15 O 51°55) está localizada no município de Brasilândia, MS e possui 6.261,2573 ha. Apresenta regiões impactadas por ações antrópicas em função da pecuária, mas que atualmente estão em processo de regeneração. Exibe um mosaico de fisionomias, dos quais estudamos os habitats cerradão, cerrado sensu stricto, campo aberto e floresta estacional semidecidual. Possui uma área de transição entre o bioma Cerrado/Mata Atlântica, que sofre grande influência do clima, este, segundo a classificação de Köppen, é denominado clima de savanas Aw. A reserva apresenta inverno seco e chuvas máximas de verão, que, devido às inundações periódicas e represamento do Rio Paraná, formam alagadiços. A temperatura média anual é de 23,6ºC e a precipitação média anual é superior a 1200 mm (Cesp 2007).

Município de Teodoro Sampaio - SP

Parque Estadual do Morro do Diabo

Foto Panorâmica do Parque, Fonte: arquivo do LESCAN

O Parque Estadual do Morro do Diabo (27º27’ a 22º40’ de Latitude S e 52º10’ a 52º22’ de Longitude W) está localizado no extremo oeste do Estado de São Paulo, em uma região chamada Pontal do Paranapanema, dentro do município de Teodoro Sampaio, SP. Possui 33.845,33 ha de extensão, abrigando uma das últimas grandes áreas de floresta estacional semidecidual, que ainda mantém características próximas às primitivas, no interior Paulista (Instituto Florestal-SP).O clima da região é do tipo Cfa de acordo com a classificação de Köppen, a temperatura varia de 13ºC a 32ºC, com precipitação média anual de 1370 mm (Instituto Florestal, 2006).


Município de Três Lagoas - MS

Foto Panorâmica de Três Lagoas-MS, Fonte: Arquivo Hojems

O município de Três Lagoas (20°45’04” S, 51º40’42” O, 319 m de altitude) está localizado na região leste do Estado de Mato Grosso do Sul, na divisa com o Estado de São Paulo, estando inserido sobre o domínio do bioma Cerrado. O clima local segundo o sistema Köppen é do tipo Aw, com a temperatura média de 26ºC e precipitação variando de 750/2000 mm ano em média, com a ocorrência de duas estações definidas como seca (maio-setembro) e chuvosa (outubro-abril) (Piratelli et al., 2000). A cidade encontra-se em franca expansão industrial, estando às vésperas de se tornar um grande pólo (Oliveira et al., 2010), possuindo três lagoas inclusas em sua malha urbana, sendo essas a inspiração para seu nome e seu principal cartão postal (Silva e Leal, 2010). Os locais de estudo são pertencentes às áreas urbana e rural do município, como: o campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a malha urbana, as lagoas e demais áreas verdes, áreas de proteção ambiental e parques e fragmentos de vegetação nativa.